Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Cefazolina sódica colírio

Bowe et al1 estudaram a potência antimicrobiana in-vitro do colírio fortificado de cefazolina preparado pela diluição da preparação parenteral em lágrima artificial à base de metilcelulose com concentração de 50mg/mL. Durante um período de quatro semanas não houve nenhuma mudança na potência, medida pela concentração inibitória mínima, contra cepas de referência de S. pneumoniae eP. aeruginosa. A estabilidade química não foi estabelecida mas o colírio armazenado a 24°C apresentou mudanças de pH e do espectro de absorção num período de 7 a 10 dias. O colírio armazenado a 4°C não apresentou nenhuma mudança.
Os autores recomendam que a solução oftálmica de cefazolina fortificada preparada desta maneira é estável durante quatro semanas a 4°C. Entretanto, este estudo tem limitações pois a exata natureza do diluente e o recipiente não foram estabelecidos, bem como a estabilidade química (com um método indicador de estabilidade) e o efeito em condições de uso não foram avaliados.
Um prazo de validade de 7 dias a 4°C é mais do que apropriado.

REFERÊNCIAS
Bowe B.E., Snyder J.W., Eiferman R.A. An in-vitro study of the potency and stability of fortified ophthalmic antibiotic preparations. Am J Ophthamol 1991; 111: 686-9.

Acessar Ir para o topo