Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Formulação de Medicamentos Citotóxicos Líquidos Orais

A formulação de formas farmacêuticas líquidas orais de drogas citotóxicas pode ser um problema devido a natureza perigosa dos produtos e a falta de dados de estabilidade. Os pacientes também necessitam de instruções especiais sobre o uso seguro e manipulação de algumas preparações.

  • Algumas preparaçõe sinjetáveis podem ser administradas por via oral, como metotrexato, ciclofosfamida. As informações dos fabricantes sobre a estabilidade das soluções reconstituídas ou diluídas devem ser consultadas.
  • Todos os procedimentos devem ser realizados sob condições que protejam o operador da exposição à droga e prevenir a contaminação do produto. Procedimentos padronizados relativos à formulação de drogas citotóxicas parenterais devem ser seguidos.
  • Quebrar os comprimidos e triturar os pós em estado seco com gral e pistilo é muito perigoso e deve ser evitado. Cabines de segurança para drogas citotóxicas não foram planejadas para para conter grandes partículas como aquelas geradas e liberadas quando os comprimidos são triturados com gral e pistilo.
  • Se a quebra ou trituração dos comprimidos for inevitável, um gral e pistilo de vidro deve ser usado e os comprimidos submetidos a molhagem para se dispersar antes da trituração. Após o final da operação, o equipamento deve ser cuidadosamente limpo com água quente e detergente alcalino.
  • Se os comprimidos são facilmente dispersados em água, a suspensão oral da droga citotóxica pode ser preparada pela dispersão dos comprimidos em água em frascos pré-calibrados, e então completando o volume com base para suspensão. Isto traz a vantagem de se reduzir o risco de exposição à droga citotóxica enquanto também reduz o tempo utilizado na preparação da mistura extemporânea.


O seguinte procedimento pode ser usado para a preparação das suspensões:

  1. Calcular a quantidade de comprimidos necessários e o volume final a ser obtido.
  2. Calibrar o volume final pelo lado de fora do recipiente final (com um pincel para vidros, por exemplo).
  3. Colocar o número de comprimidos necessários no frasco.
  4. Adicionar quantidade de água para cobrir todos os comprimidos e deixar dispersar. Agitar lentamente para permitir a dispersão.
  5. Depois que os comprimidos estiverem dispersos, completar o volume com base para suspensão ou água.

Comprimidos que podem ser dispersos desta maneira incluem aqueles que contêm mercaptopurina (Purinethol®), busulfan (Myleran®) e metotrexato (Ledertrexate®, Methoblastin®).

Esta informação foi adaptada de:  Handford M (Ed).  Oncology Pharmacy Practice Manual; Volume 1, Cytotoxic Drugs.  New Zealand Hospital Pharmacists’ Association; 1991.  Reproduzido com permissão do editor.

Acessar Ir para o topo