Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Propranolol

Propranolol é solúvel em água e álcool com sabor amargo. Injeções têm pH entre 2,8 e 3,5.
Soluções de cloridrato de propranolol tem estabilidade ótima em pH próximo de 3 e a decomposição é rápida em pH alcalino. Líquidos orais são comercialmente disponíveis em alguns países.

Fórmula A é baseada em recomendações dos fabricantes e estudos de estabilidade.1  Fórmula B é uma alternativa mais simples baseada em estudos de estabilidade1,2,4 e avaliações da literatura.

Fórmula A

Propranolol Liquido Oral
Propranolol comprimidos q.s.
Carmelose sódica 1 g
Citrato de sódio 0,21 g
Ácido cítrico monoidratado 0,28 g
Xarope BP 25 mL
Parabenos 0,1 %
Água q.s.p. 100 mL
Prazo de validade 30 dias
Armazenamento Sob refrigeração. Proteger da luz.
Agitar bem antes do uso

 

Fórmula B

Propranolol Líquido Oral 5mg/mL
Propranolol comprimidos 40mg 12,5
Ácido cítrico monoidratado 1 g
Parabenos 0,1 %
Xarope ou Glicerol 40 mL
Água q.s.p. 100 mL
Prazo de validade 30 dias
Armazenamento Sob refrigeração. Proteger da luz.
Agitar bem antes do uso

NOTAS

  1. A extração do cloridrato de propranolol dos comprimidos de Inderal® e provavelmente de outras marcas é dependente do pH sendo mais eficiente em valores baixos.2 Filtrar para eliminar os excipientes sem a extração conduzida em meio ácido pode remover significativas quantidades de propranolol. Nas formulações acima, os comprimidos devem ser triturados e misturados com solução de ácido cítrico para melhorar a extração.
  2. Benzoato de Sódio 0,1 a 0,2% pode ser usada no lugar dos parabenos
    .

Outras Formulações

  1. Uma preparação líquida oral a 1mg/mL preparada a partir de comprimidos e Roxane® como diluente foi relatada como estável por 4 meses sob refrigeração ou à temperatura ambiente em frascos de vidro ambar.3
  2. Uma preparação líquida oral a 0,5mg/mL preparada a partir dos comprimidos ou injeção numa base de xarope contendo 0,1% de benzoato de sódio e ácido cítrico, foi relatado como estável durante pelo menos 6 meses a 25°C em frascos de vidro ambar.4

Devido a falta de ensaios microbianos e avaliação de estabilidade em condições de uso, um prazo de validade máximo de 30 dias é recomendado para estas formulações.

REFERÊNCIAS

  1. Ahmed GH, Stewart PJ, Tucker IG.  The stability of extemporaneous paediatric formulations of propranolol hydrochloride.  Aust J Hosp Pharm 1988; 18 (5): 312-8.
  2. Ahmed GH, Stewart PJ, Tucker IG.  Extraction of propranolol hydrochloride from crushed tablets. Aust J Hosp Pharm 1987; 17 (2): 95-8.
  3. Henry DW, Repta AJ, Smith FM, White SJ.  Stability of propranolol hydrochoride suspension compounded from tablets.  Am J Hosp Pharm 1986; 43: 1492-5.
  4. Gupta VD, Stewart KR.  Stability of propranolol hydrochloride suspension and solution compounded from injection or tablets.  Am J Hosp Pharm 1987; 44: 360-1.

 

Acessar Ir para o topo