Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Mercaptopurina

Mercaptopurina é praticamente insolúvel em água. A droga é susceptível a degradação oxidativa que é aumentada pelo contato com água, exposição à luz e pH alcalino.1

Mercaptopurina 10mg (Purinethol®) na forma de comprimidos é disponível em alguns países e podem ser facilmente dispersos em água.

Uma suspensão na concentração de 50mg/mL preparada a partir de comprimidos foi relatada como estável durante 14 dias à temperatura ambiente2 mas as conclusões são limitadas devido ao pequeno número de amostras. Os comprimidos foram suspensos em base composta de um terço de solução de metilcelulose a 9% e dois terços de xarope, sendo armazenada em frascos de vidro ambar. A suspensão também foi estável a 5°C durante 14 dias, mas teve uma tendência elevada a formar cake.

Bases alternativas, como xarope simples, tem sido sugeridas mas nenhuma informação de estabilidade documentada foi localizada. Preparação de suspensão de mercaptopurina deve ser evitada tanto quanto possível.
Um prazo de validade máximo de 7 dias é sugerido. Atenção especial deve ser dada à possibilidade de formação de cake e baixa uniformidade de dose.

Uma alternativa ao preparo da suspensão é dispensar a dose necessária como comprimidos para dose unitária em seringas orais.3 O êmbolo de uma seringa para líquido oral deve ser retirado e a dose de comprimidos (normalmente em múltiplos de 10mg) é colocada no corpo da seringa. O êmbolo é recolocado e pressionado até que todos os comprimidos fiquem no seu ligar sem sofrer agitação. As seringas são então tampadas e rotuladas com instruções para o cuidador. Para administrar a dose, a tampa é removida e cerca de 2ml de água são aspirados para dentro da seringa, que é re-tampada e deixada em repouso durante 1 a 3 minutos para que os comprimidos se dispersem.
A dispersão pode então ser administrada, misturada com suco flavorizado, se necessário.
Seringas usadas devem ser lavadas e descartadas ou retornadas à farmácia para descarte.

REFERÊNCIAS

  1. Van Scoik.  6-Mercaptopurine.  In: Connors KA, Amidon GL, Stella VJ.  Chemical Stability of Pharmaceuticals, 2nd Ed. New York, John Wiley, 1986: 544-7.
  2. Dressman JB, Poust RI.  Stability of allopurinol and of five antineoplastics in suspension. Am J Hosp Pharm 1983;40: 616-18.
  3. Woods DJ, Simonsen K.   Administration of liquid dose forms of 6-mercaptopurine to paediatric patients.  Journal of Paediatrics and Child Health 1995; 31 (1): 62.

 

Acessar Ir para o topo