Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Captopril

Captopril é livremente solúvel em água, mas a solução aquosa tem forte sabor de enxofre e pode não ser palatável. Captopril é um tiol e sofre degradação oxidativa em solução aquosa. A velocidade de degradação é dependente do pH e da concentração de oxigênio. A estabilidade é diminuída em contato com ions metálicos. Antioxidantes como o ascorbato de sódio ou ácido ascórbico aumentam a estabilidade do captopril em água destilada. Máxima estabilidade ocorre em pH abaixo de 4.

Captopril líquido (Capoten®) é disponível comercialmente em alguns países e deve ser usado sempre que possível. Se captopril líquido não estiver disponível, os comprimidos podem ser dispersos na água. O fármaco é solúvel num volume que corresponde à dose a ser medida e entao misturado a um veículo flavorizado. Comprimidos de baixa dose ou frações de comprimidos medidos podem ser convenientemente guardados em seringas orais, onde a água será adicionada e retirada no momento da administração da dose.

Vários estudos1-6 têm sido conduzidos para determinar a estabilidade do captopril líquido oral.  Lye et al1 have recomendado a seguinte fórmula:

 

Fórmula 1

Captopril 1mg/mL
Captopril comprimidos 25mg 1
Xarope simples BP 25 mL
Prazo de validade 30 dias
Armazenamento Sob refrigeração. Proteger da ação da luz.
Agitar bem antes do uso.

 

NOTAS

  1. Este estudo encontrou que a formulação líquida à base de comprimidos de captopril foi mais estável que aquele preparado diretamente a partir do pó de captopril. Ete achado está em contraste com estudo prévio.2,3
  2. Um estudo foi conduzido por Nahata et al4 usando três diferentes veículos (100mL de xarope ou 100mL de água ou 100mL de água e 500mg de ascorbato de sódio). A formulação com xarope foi a menos estável devido às bolhas de ar aprisionadas o que aumenta a taxa de oxidação. O veículo à base de água/ascorbato de sódio foi a mais estável (56 dias a 4°C) devido ao decréscimo da oxidação. A estabilidade contra microrganismos não pôde ser garantida além dos 56 dias.
    Ácido ascórbico pode ser usada no lugar do ascorbato de sódio sem comprometer a estabilidade. Se o pó de ácido ascórbico não estiver disponível, usar comprimidos simples e não efervescente.
  3. Outros estudos5,6 tem produzido resultados altamente variáveis dependendo da qualidade da água usada.
REFERÊNCIAS
  1. Lye M, Yow K, Lee L, Chan S, Chan E, Ho P.  Effects of ingredients of stability of captopril in extemporaneously prepared oral liquids.  Am J Health-Syst Pharm 1997; 57: 2483-2487.
  2. Premar Y, Das Gupta V, Bethea C.  Stability of captopril in some aqueous systems.
    J Clin Pharm Ther 1992; 17: 185-189.
  3. Chan DS, Sato AK, Claybaugh JR.  Degradation of captopril in solution compounded from tablets and standard powder.  Am J Hosp Pharm 1994; 51: 2105-2107.
  4. Nahata MC, Morosco RS, Hipple TF.  Stability of captopril in liquid containing ascorbic acid or sodium ascorbate.  Am J Hosp Pharm 1994; 51: 95-6.
  5. Pereira CM, Tam YK, Stability of captopril in tap water.  Am J Hosp Pharm 1992; 49: 612-615.
  6. Anaizi N, Swenson C.  Instability of aqueous captopril solutions.  Am J Hosp Pharm 1993; 50: 486-8.

 

Acessar Ir para o topo