Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Etanol

Algumas preparações líquidas industrializadas ou preparadas extemporâneamente contêm até 30% de etanol.
Administração de alguns produtos a crianças pode constituir uma dose considerável de álcool. Efeitos agudos incluem sedação e embriaguês, e administração crônica pode induzir o sistema enzimático hepático e alterar o clearence de outras drogas. Existe ainda a possibilidade de efeito aditivo com outros depressores do SNC.
Preparações industrializadas contendo grandes quantidades de etanol ainda são comercializadas. A American Academy of Pediatrics1 tem arbitrariamente estabelecido a concentração sanguínea de etanol de 25mg/100ml como um valor que não deve ser excedido após uma única dose de medicamento contendo etanol.
A concentração sanguínea de etanol obtida com uma dose de medicamento contendo etanol pode ser estimada através da seguinte forma:

Concentração sanguínea de etanol (mg/100ml)    = (Volume do medicamento  x  % etanol v/v  x  0,79) / (0,6 L/kg  x  Peso (kg))

A densidade do etanol absoluto é 0,79. Se o conteúdo em etanol da preparação for expressa em p/v o fator de conversão não é necessário. O volume de distribuição (VD) do etanol é cerca de 0,6L/kg que se aproxima do conteúdo de água corporal total.
Em neonatos prematuros e crianças menores de seis meses, a proporção da água corporal total é maior que em crianças maiores e adultos. Apesar de um maior VD poder resultar em menor concentração de etanol sanguíneo, pouco se conhece sobre a farmacocinética do etanol em crinaças muito jovens que podem ser extremamente sensíveis aos seus efeitos tóxicos.

Exemplo:  Calcule a concentração etanólica sanguínea obtida após uma única dose de fenobarbital elixir 30mg (BP) administrado a uma criança de dois anos pesando 10Kg. Elixir de Fenobarbital BP contém 3mg/ml de fenobarbital e 38% v/v de etanol.

Concentração sanguínea de etanol (mg/100mL) = (10  x  38  x  0,79) / (0,6  x  10) = 50mg/100mL

Este nível é considerado inaceitavelmente alto, especialmente se dosagens crônicas forem previstas.

Várias considerações são feitas em algumas estimativas mas a equação pode ser usada para avaliar os riscos da administração de medicamentos contendo etanol. Os efeitos da acumulação e dosagem crônica também necessitam ser considerados.

REFERÊNCIAS

 

  1. Anon. American Academy of Pediatrics Committee on Drugs: Ethanol in liquid preparations intended for children. Pediatrics 1984; 73: 405-407.
Acessar Ir para o topo