Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Hidrocortisona

Hidrocortisona é apenas fracamente solúvel em água (0,28mg/mL at 25°C) e em solução sofre degradação para resultar em numerosos produtos.1
A velocidade mínima de degradação ocorre em pH próximo de 4. Hidrocortisona é estável à temperatura ambiente em solução aquosa tamponada em pH 3,5.2

Fórmula 2

Hidrocortisona 2,5mg/mL
Hidrocortisona comprimidos 20mg 12,5 cp
*Polisorbato 80 0,5 mL
#Carmelose sódica 1 g
Xarope BP 10 mL
Parabenos 0,1 %
Ácido cítrico monohidratado 600 mg
Água q.s.p. 100 mL

*Polisorbato 80 ajuda a molhar a hidrocortisona.  Triturar com o pó (ou comprimidos triturados) antes de adicionar os demais ingredientes. Se não for disponível um pequeno volume de glicerol pode ajudar na dispersão inicial da hidrocortisona.

#Usar metilcelulose 1% como uma alternativa.

Prazo de validade/Estabilidade 30 dias a 5 – 25°C.
Armazenamento Frascos âmbar, protegidos da luz.
Agitar bem antes do uso

 

NOTAS

  1. Esta preparação possui sabor muito amargo que pode ser melhorado ao administrar a dose seguida de um copo com água, ou pela adição de um flavorizante concentrado antes da administração.
  2. Se disponível, usar o pó da hidrocortisona. O uso de éster mais solúvel de hidrocortisona não é recomendado, pois podem reduzir a biodisponibilidade oral quando comparado com o álcool livre.

 

REFERÊNCIAS
  1. Fleisher D.  Hydrocortisone.  In: Conners K.A., Amidon G.L., Stella V.J., eds.  Chemical stability of pharmaceuticals: a handbook for pharmacists. 2nd ed.  New York:John Wiley and Sons, 1986: 483-95.
  2. Fawcett J.P., Boulton D.W., Jiang R, Woods D.J.  Stability of hydrocortisone oral suspensions Ann Pharmacother 1995; 29: 987-90.

 

Acessar Ir para o topo