Etambutol
Cloridrato de etambutol é livremente solúvel em água.
Não se dispõe de publicação informando sobre a estabilidade do cloridrato de etambutol em solução oral.
O fabricante de Myambutol® recomenda que os requerimentos diários dos comprimidos devam ser triturados a um pó fino e então misturado com cerca de 100ml de suco de maçã ou pequena quantidade de molho de maçã para administração ao paciente. Pós ou cápsulas contendo a dose necessária também podem ser preparados a partir dos comprimidos. Cloridrato de etambutol é disponível em alguns países. Outros sucos de frutas ou xaropes não são tão satisfatórios em mascarar o sabor amargo. Apesar da droga ser estável no suco de maçã por curto período, cada dose deve ser recentemente preparada, de preferência imediatamente antes da administração.
A seguinte fórmula foi publicada em Martindale, 29th Edition baseando-se em recomendações do fabricante:
Etambutol pó 500mg, ácido cítrico 100mg, tintura de laranja 0,3mL, xarope 2,5mL, água cloroformada dupla-força q.s.p. 5mL.
A preparação foi relatada como estável durante um mês mas não se dispõe de informações sobre a estabilidade que dê suporte ao relato. Enquanto não se dispõe de informações mais precisas sobre a solução de etambutol, o armazenamento por vários dias não é recomendado.