Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Lansoprazol

Lansoprazol é uma base fraca lipofílica e é sensível a ácidos. A droga é apresentada como pellets com revestimento entérico encapsulados em cápsulas de gelatina. O revestimento entérico dos pellets é dissolvido em pH 6,6 ou maior.

Lansoprazol é usado de forma semelhante ao Omeprazol. Veja também a monografia do omeprazol .

Os pellets entéricos de lansoprazol podem ser espalhados em polpa de macã, ensure pudding, cottage cheese, iogurte or strained pears.1
Os grânulos permanecem intactos por até 30 minutos quando misturados com suco de laranja e outros sucos ácidos.
Em paciente com um tubo nasogástrico os grânulos intactos podem ser misturados com suco de laranja ou de maçã e administrados pelo tubo. Sharma1 relatou que os grânulos de lansoprazol são menores e com formato mais uniforme do que os grânulos de omeprazol, sendo, portanto, mais facilmente administrados como grânulos intactos pelo tudo da sonda nasogástrica.
Em geral, o sucesso alcançado com a administração dos grânulos intactos através da sonda nasogástrica é muito errático.2 Mesmo que os grÇanulos permaneçam intactos, eles podem se tornar mais moles, aderir ao tubo e entupir. Os grânulos são muito grandes para serem administrados por via duodenal ou jejunal.3 Se os grânulos intactos forem administrados pela sonda, deve-se tomar cuidado com os sinais de entupimento. O uso de tubo de gastrotomia ou sonda nasogástrica 14F ou maior pode reduzir as chances de entupimento.
Problemas de entupimento dos tubos podem ser evitados com a preparação da suspensão com bicarbonato de sódio.

Fórmula 3

Lansoprazol Suspensão simplificada 3mg/mL
Lansoprazol capsules  30mg 5
Solução de bicarbonato de sódio 8,4% 50 mL
Prazo de validade 14 dias à temperatura ambiente ou 30 dias sob refrigeração.
Estabilidade 30 dias a 25°C; 60 dias a 4°C
Armazenamento Sob refrigeração – recomendado. Em frasco ambar.
Agitar bem antes do uso

NOTAS

  1. Método: Esvaziar o conteúdo das cápsulas em um frasco e adicionar a solução de bicarbonato de sódio. Deixar a mistura em repouso durante 30 minutos e agitar bem antes do uso.
  2. A suspensão simplificada de Lansoprazol produz um aumento do pH gástrico semelhante àquele obtido com a administração dos grânulos inteiros pelo tubo nasogástrico. O aumento no pH gástrico foi considerado suficiente para a cicatrização de úlceras duodenais e erosões esofágicas.1,4
  3. Suspensão de lansoprazol pode ser preparada em seringa de 30ml em tão pouco quanto 5ml de solução de bicarbonato de sódio a 4,2%. Uma suspensão é formada em cerca de 2 minutos com agitação.5
    Entretanto, as consequências de reduzir a quantidade de bicarbonato de sódio na dose sobre a supressão ácida comparada à preparação acima não foi avaliada. 3mg/mL em bicarbonato de sódio a 8,4% é a concentração recomendada.
  4. DiGiacinto et al6 estudaram a estabilidade da suspensão de lansoprazol a 3mg/mL em seringas plásticas. Lansoprazol foi estável durante 14 dias a 4°C e 8 horas a 22°C. A relativa instabilidade da suspensão de lansoprazol preparada desta maneira não foi explicada e pode ser que a instabilidade física tenha influenciado o doseamento. A suspensão de lansoprazol preparada em seringas plásticas não devem ser armazenadas à temperatura ambiente.

 

REFERÊNCIAS
  1. Sharma VK.  Comparison of 24-hour intragastric pH using four liquid formulations of lansoprazole and omeprazole.  Am J Health-Syst Pharm 1999; 56 (Suppl 4): S18-21.
  2. Dunn A, White CM, Reddy P, Quercia, RA, Chow MSS.  Delivery of omeprazole and lansoprazole granules through a nasogastric tube in-vitro.  Am J Health-Syst Pharm 1999; 56: 2237.
  3. http://www.surgery.missouri.edu/tops/sls.html (Accessed 06 Jan 2001)
  4. Sharma VK, Vasudeva R, Howden CW.  Simplified lansoprazole suspension – A liquid formulation of lansoprazole effectively suppresses intragastric acidity when administered through gastrostomy. Am J Gastroenterol 1999; 94: 1813-17.
  5. McAndrews KL, Eastham JH.  Omeprazole and lansoprazole suspensions for nasogastric administration. Am J Health-Syst Pharm 1999; 56: 81.
  6. DiGiacinto JL, Olsen KM, Bergman KL, Hoie EB.  Stability of suspension formulations of lansoprazole and omeprazole stored in amber-colored plastic oral syringes.  Ann Pharmacother 2000; 34: 600-5.

 

Acessar Ir para o topo