Mitomicina para uso oftálmico
Mitomicina é algumas vezes utilizada em procedimentos oculares como remoção de pterigium e alguns procedimentos cirúrgicos para glaucoma. Concentrações de 0,2 a 0,4mg/ml são normalmente necessárias.
OS volumes necessários são pequenos (1 a 4ml) e podem ser considerados desprezíveis devido ao baixo número de procedimentos que necessitam da mitomicina e da limitada estabilidade da solução reconstituída. Como a solução de mitomicina a 0,5mg/ml foi relatada como estável durante até 52 semanas quando armazenada a -20°C, Fiscella et al1 tem recomendado que pequenas alíquotas da mitomicina reconstituída seja resfriada em frascos estéreis ou seringas para uso único. Procedimentos padronizados de técnica asséptica e para manipulação de agentes citotóxicos devem ser observados.
Fatores que podem requerer validação são o quanto a integridade do recipiente é mantido durante o resfriamento e a compatibilidade da droga com o material do recipiente.
REFERÊNCIA
Fiscella R.G., Proffitt D.F., Weisbecker C.A. Stability of mitomycin for ophthalmic use. Am J Hosp Pharm 1992; 49: 2440.