Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Farmacotécnica

Área do conteúdo

Fenobarbitona / Fenobarbitona sódica

A solubilidade da fenobarbitona é aproximadamente 1mg/ml em átua e 100mg/ml em álcool.
Fenobarbitona sódica é muito solúvel em água (1 em 3) e solúvel em álcool (1 em 25). Fenobarbitona pode ser precipitado das soluções de fenobarbitona sódica dependendo do pH, concentração e presença de outros solventes.1

Elixir de fenobarbitona é disponível comercialmente em alguns países e formulações oficinais existem. Algumas dessas preparações (Elixir de Fenobarbitona BP e BPC) contêm cerca de 30% de etanol que é inaceitavelmente elevado. Preparações livres de álcool são recomendadas especialmente para crianças e neonatos..

A seguinte formulação oficial é livre de álcool, com uma discussão de importantes pontos e possíveis alternativas.

Fórmula 2

Fenobarbitona Sódica CF
15mg/5mL
Fenobarbitona sódica 300 mg
Glicerol 20 mL
Sorbitol 30 mL
Parabenos 0,1 %
Água q.s.p. 100 mL
Prazo de validade 30 dias são sugeridos
Armazenamento À temperatura ambiente, protegido da luz.

 

NOTAS e ALTERNATIVAS

  1. Sorbitol pode ser inaceitável ou indisponível. A omissão deste componente não está ligada a comprometimento da estabilidade de curta duração. Se o sorbitol for deixado de fora, deve-se aumentar a concentração de glicerol de 20% para 40%.
  2. Diferentes teores podem ser preparados se houver necessidade.
  3. Soluções de Fenobarbitona sódica podem ser susceptíveis a precipitação especialmente se o pH ficar abaixo de 8,5-9. Flavorizantes ácidos e xaropes não devem ser adicionados. Se possível observar o pH final. Os cuidadores devem ser avisados para observar e relatar qualquer sinal de precipitação.
  4. O uso de comprimidos para a preparação de misturas de fenobarbitona sódica não é recomendado pois os excipientes dos comprimidos podem influenciar o pH, e não será possível observar quanto a precipitação da fenobarbitona devido a insolubilidade dos excipientes.
  5. Se comprimidos de fenobarbitona ou de fenobarbitona sódica tiverem de ser usados na preparação de formas líquidas orais, usar a fórmula acima com a inclusão de 7,5% de etanol. Isto deve ser suficiente para manter a fenobarbitona em solução e prevenir a precipitação. Nos volumes das doses normais, a quantidade de etanol não é perigosa e muitos produtos de marca contêm esta quantidade.
  6. Diluição da injeção de fenobarbitona sódica.
    Injeção de fenobarbitona sódica é usualmente formulada com etanol e propilenoglicol, mas a diluição com esta base pode levar a exposição de crianças a níveis inaceitávels dos excipientes.  Nahata et al3 relataram que uma forma comercial injetável a 65mg/mlmL diluída para 10mg/mL com solução salina 0,9% injetável foi estável por quatro semanas a 4°C. Durante o período de estudo não houve diferença na estabilidade entre a diluição não ajustada (pH 8,5) e aquela ajustada até pH 10 com hidróxido de sódio. Observou-se que a diluição de outras concentrações e marcas podem resultar no aparecimento de precipitado durante o armazenamento mesmo a pH 9, sendo necessário o rígido monitoramento das diluições quanto a estabilidade física.

 

REFERÊNCIAS
  1. Tse FL.  Phenobarbital.  In: Connors KA, Amidon GL, Stella VJ.  Chemical Stability of Pharmaceuticals. 2nd Ed. New York: John Wiley, 1986: 655-63.
  2. Australian Pharmaceutical Formulary (APF), 14th Edition.
  3. Nahata MC, Hipple TF, Strausbaugh SD.  Stability of phenobarbital sodium diluted in 0.9% sodium chloride injection.  Am J Hosp Pharm 1986; 43: 384-5.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo