Prazo de validade e estabilidade
Muitas das formulações contidas em Formulação na Prática Farmacêutica (eMixt) receberam um prazo de validade máxima de 30 dias. Esta foi uma decisão editorial baseada na falta de conhecimento de como estes produtos se comportam em condições extendidas durante o uso. Períodos de estabilidade química que foram sugeridos pelos autores dos estudos são também fornecidos para que o farmacêutico possa julgar pela sua aplicabilidade.
Do ponto de vista do editor, 30 dias é um período máximo razoável para uso de uma preparação extemporânea líquida oral. O farmacêutico pode executar seu julgamento ao assinalar prazos de validade maiores, por exemplo, se forem realizados outros testes ou através da observação realizada no produto durante o uso.
Nas monografias: – Prazo de Validade refere-se ao período de tempo máximo para que o produto seja armazenado ou usado após a preparação. O prazo de validade pode ser menor que 30 dias se as evidências que lhe dão suporte forem fracas, ou se o estudo publicado tenha determinado que a preparação é estável por período inferior a 30 dias. Estabilidade usualmente se refere ao período de estabilidade química da preparação determinada pelo estudo publicado.